Política de Privacidade
A Política de Privacidade (“Política”) do Banco do Estado de Sergipe foi criada com o intuito de demonstrar o nosso compromisso em sempre tratar os seus dados pessoais com segurança, privacidade e transparência. Nela, descrevemos os dados pessoais que coletamos, como eles são usados, armazenados, compartilhados e os seus direitos em relação a esses dados, de acordo com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/18), e demais legislações aplicáveis.
Ao aceitar os termos dessa Política de Privacidade, você está ciente de que a controladora dos seus dados pessoais, ou seja, a empresa responsável por tomar as decisões sobre o tratamento dos seus dados pessoais, será o Banco do Estado de Sergipe S.A., inscrito no CNPJ sob nº 13.009.717/0001-46, com sede na Rua Olímpio de Souza Campos Júnior, 31, Distrito Industrial, Bairro Inácio Barbosa – CEP:49040-840 – Aracaju – Sergipe.
Nesta Política, “Usuário”, “Você” e “Seu” indica qualquer usuário coberto por ela. “Nós”,“Nosso”, “Banese” e “Conglomerado Banese” significa o Banco do Estado de Sergipe S.A. e a SEAC – Sergipe Administradora de Cartões. Os termos “coligada” ou “coligadas” referem-se às empresas, Banese Corretora – Banese Administradora e Corretora de Seguros, Sergus – Instituto Banese de Seguridade Social, Casse – Caixa de Assistência dos Empregados do Banese e Instituto Banese.
Esta Política de Privacidade é aplicável a todos os clientes do Conglomerado Banese. Nós coletamos os seus dados pessoais sempre que você:
- Navegar nos websites do Conglomerado Banese;
- Interagir com o Conglomerado Banese através das Redes Sociais;
- Utilizar o canal Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC);
- Realizar algum cadastro nos canais do Conglomerado Banese;
- Utilizar os serviços através dos Correspondentes no País;
- Participar de pesquisas, promoções ou eventos realizados pelo Conglomerado Banese.
Ao concordar com esta Política, você declara que todo e qualquer fornecimento de Dados Pessoais para nossos Serviços é de forma consciente e livre.
Recomendamos a leitura atenta desta Política de forma integral para que esteja plenamente informado.
1 – Atualização da Política de Privacidade
Sempre que o Banese entender necessário, a Política de Privacidade poderá sofrer alterações que serão publicadas em nossos Sites e Aplicativos. Essas alterações serão válidas, eficazes e vinculantes após a nova versão ser divulgada nos nossos Sites e Aplicativos ou serem comunicadas de qualquer outra forma a você.
2 – Quais dados pessoais são coletados pelo Banese
Quando você solicita adesão, contratação ou usa os produtos ou serviços do Banese, você nos fornece, e nós coletamos, alguns dados pessoais relacionados a você. Desde o momento em que você interage com o Banese, nós coletamos os seus dados pessoais. Em alguns casos, você fornece diretamente os seus dados pessoais ao Banese, mas também podemos coletar seus dados de maneira automática.
Nós também recebemos alguns dados pessoais enviados por parceiros que contratamos para finalidades específicas (como para reforçar nosso controle contra fraudes) para que possamos cumprir com obrigações legais ou com a regulamentação aplicável e outras que serão detalhadas mais adiante.
Os Dados Pessoais que tratamos variam de acordo as finalidades de uso, inclusive as indicadas nessa Política e com as atividades que realizamos. Esses Dados Pessoais incluem dados cadastrais, financeiros e transacionais, tais como:
Dados Pessoais informados pelo Titular
- Dados cadastrais: nome, documentos de identificação, nacionalidade, endereço, data de nascimento, filiação, gênero, dentre outros;
- Dados de contato, como telefone e e-mail;
- Empresa em que trabalha;
- Profissão;
- Renda declarada e comprovante;
- Dados biométricos, tais como a fotografia do seu documento de identificação e do seu rosto.
Dados Pessoais recebidos de Terceiros
- Dados cadastrais: nome, filiação, data de nascimento, CPF, número de telefone, endereço, dentre outros;
- Dados sobre restrições financeiras, tais como: negativações, valores devidos, datas de vencimento, quantidades de consultas, dentre outros;
- Informações sobre histórico de crédito;
- Classificação (Score) gerado por birôs de crédito;
- Informações de dívidas a vencer ou vencidas, coobrigações e garantias;
- Informações constantes da base de dados do Sistema Central de Riscos Bacen (SCR), mediante consentimento.
Informações sobre os dispositivos dos Usuários
- Informações sobre os dispositivos utilizados, tais como: Advertising ID, informações técnicas (sistema operacional, navegador e modelo do dispositivo móvel), conexão, tais como: data, hora, Endereço IP e rede utilizada;
- Dados de geolocalização do dispositivo, desde que o usuário autorize sua utilização através dos Aplicativos a fim de prevenir fraudes, aprimorar os mecanismos de segurança, indicar dependências próximas e ofertar produtos e serviços;
- Registros de atividades efetuadas nos sites, aplicativos e Serviços (logs).
Dados de mídias e redes sociais
- Interações do usuário com as redes sociais oficiais da Instituição, tais como Facebook, Twitter,Instagram, LinkedIn e YouTube.
Os dados podem ser fornecidos
- Diretamente pelo usuário em decorrência da prestação de serviços ou fornecimento de produtos pelo Conglomerado Banese;
- Por outras empresas que possuem acordo comercial com o Banese, tais como: parceiros estratégicos, corretoras, inclusive de valores e seguros, fornecedores, prestadores de serviços, outras instituições do sistema financeiro, birôsde crédito, órgãos públicos, correspondentes e empresas ou órgãos com os quais o Banese ou usuário possua vínculo ou algum tipo de relação direta ou indireta;
- De fontes públicas e/ou acessíveis publicamente, como Internet, meios de comunicação, mídias sociais e registros públicos e de outras fontes, conforme permitido na legislação aplicável.
3 – Como o Banese utiliza seus dados pessoais
O Banese realiza o tratamento de dados pessoais e os utiliza de acordo com as bases legais e normas regulatórias previstas, tais como:
- Execução de contrato;
- Proteção do crédito;
- Atendimento aos interesses legítimos do Banese, dos nossos clientes e de terceiros;
- Proteção à vida ou à incolumidade física do usuário ou de terceiros;
- Nas situações em que o usuário consentir a utilização dos seus Dados Pessoais;
- Para o exercício regular de direitos.
Os Dados Pessoais e outras informações também poderão ser tratados para diversas finalidades relacionadas ao desempenho das atividades do Banese, tais como:
Dados pessoais informados pelo Titular
Finalidades:
- Prestação dos serviços e oferecimento dos produtos contratados;
- Identificação, autenticação e verificação de requisitos para contratação dos serviços e produtos do Banese e das demais empresas do conglomerado;
- Autenticação de transações financeiras;
- Atendimento de solicitações e dúvidas;
- Efetivação de portabilidade de algum produto ou serviço bancário, se requerido;
- Contato por telefone, e-mail, SMS, ou outros meios de comunicação, inclusive para envio de notificações ou push de uso dos serviços do Banese e das demais empresas do conglomerado;
- Envio de cartão (débito/crédito) e comunicações em geral;
- Aprimoramento dos serviços prestados pelo Banese e das demais empresas do conglomerado, inclusive com o cruzamento de informações sobre produtos contratados por pessoa física e por pessoa jurídica para oferecimento de novos produtos e serviços;
- Marketing, prospecção, pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos nossos produtos e serviços, ou de nossos parceiros, inclusive com viabilização de ofertas e envio de informações sobre produtos, serviços, novidades, funcionalidades, conteúdos, notícias e demais eventos relevantes para a manutenção do relacionamento com o usuário;
- Consultas sobre informações do usuário na base de dados do Sistema de Central de Riscos Bacen (SCR), mediante a obtenção do seu consentimento;
- Reavaliações periódicas sobre a elegibilidade para ser um cliente do Banese, possibilitando o eventual convite proativo a prospectos;
- Proteção ao crédito, incluindo concessão e aumento de limite;
- Prevenção e resolução de problemas técnicos ou de segurança;
- Investigações e medidas de prevenção e combate a ilícitos, fraudes, crimes financeiros e garantia da segurança dos clientes do conglomerado Banese e do sistema financeiro;
- Exercício regular de direitos do conglomerado Banese, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário;
- Colaboração ou cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
- Cumprimento de obrigação legal ou regulatória.
Dados Biométricos
Finalidades:
- Prevenção à fraude e garantia da segurança nos processos de identificação e autenticação.
Dados Pessoais recebidos de Terceiros
Finalidades:
- Melhoria de nossos produtos e serviços;
- Marketing, prospecção, pesquisas de mercado e de opinião;
- Reavaliações periódicas sobre a elegibilidade para ser um cliente do conglomerado Banese, possibilitando o eventual convite proativo a prospectos;
- Proteção ao crédito, incluindo concessão e aumento de limite;
- Prevenção e resolução de problemas técnicos ou de segurança;
- Investigações e medidas de prevenção e combate a ilícitos, fraudes, crimes financeiros e garantia da segurança dos clientes do conglomerado Banese e do sistema financeiro;
- Cumprimento de obrigação legal ou regulatória, a exemplo da manutenção do cadastro do usuário atualizado, incluindo normas Conheça seu Cliente (Know your Customer – “KYC”), Conheça seu Colaborador (Know your Employee – “KYE”), Conheça seu Parceiro (Know your Partner – “KYP”) e Conheça seu Fornecedor (Know Your Supplier – “KYS”), Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo e outras.
Dados de navegação e do dispositivo
Finalidades:
- Prestação dos serviços, oferecimento dos produtos contratados e aperfeiçoamento do uso e experiência com os aplicativos e sites do conglomerado Banese;
- Operacionalização de novos produtos e serviços;
- Recomendação de novos serviços, produtos ou funcionalidades do aplicativo, inclusive serviços de parceiros que possam interessar o usuário;
- Exibição de publicidade no site da Instituição, redes sociais ou em sites de terceiros;
- Geração de estatísticas, estudos, pesquisas e levantamentos pertinentes às atividades e comportamento no uso dos produtos ou serviços;
- Proteção ao crédito, incluindo concessão de crédito e aumento de limite;
- Prevenção e resolução de problemas técnicos ou de segurança;
- Dados de geolocalização para segurança do usuário, por exemplo, identificando transações indevidas;
- Investigações e medidas de prevenção e combate a ilícitos, fraudes, crimes financeiros e garantia da segurança dos clientes do conglomerado Banese e do sistema financeiro;
- Exercício regular de direitos do conglomerado Banese, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário;
- Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
- Cumprimento de obrigação legal ou norma regulatória.
Dados Pessoais originados do uso dos produtos e serviços oferecidos pela Instituição
Finalidades:
- Prestação dos serviços e oferecimento dos produtos contratados;
- Autenticação de transações, atendimento e suporte ao cliente;
- Aprimoramento dos serviços prestados pelo conglomerado Banese, inclusive com o cruzamento de informações sobre produtos contratados por pessoa física e por pessoa jurídica para oferecimento de novos produtos e serviços;
- Desenvolvimento de novos produtos e serviços a serem oferecidos por empresas do conglomerado Banese e geração de conhecimento para inovação ou desenvolvimento de novos produtos;
- Testes para aprimoramento dos modelos e serviços e produtos do conglomerado Banese;
- Marketing, prospecção, pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Instituição ou de nossos parceiros, inclusive com viabilização de ofertas e envio de informações sobre produtos, serviços, novidades, funcionalidades, conteúdos, notícias e demais eventos relevantes para a manutenção do relacionamento com o usuário;
- Proteção ao crédito, incluindo concessão de crédito e aumento de limite;
- Prevenção e resolução de problemas técnicos ou de segurança e monitoramento de uso e performance dos serviços e produtos do conglomerado Banese;
- Investigações e medidas de prevenção e combate a ilícitos, fraudes, crimes financeiros e garantia da segurança dos clientes do conglomerado Banese e do sistema financeiro;
- Exercício regular de direitos do conglomerado Banese, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário;
- Colaboração ou cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
- Cumprimento de obrigação legal ou norma regulatória.
Dados públicos
Finalidades:
- Divulgação dos produtos e serviços prestados pelo conglomerado Banese em redes sociais, websites, aplicativos ou materiais institucionais e publicitários;
- Proteção ao crédito, incluindo concessão e aumento de limite;
- Investigações e medidas de prevenção e combate a ilícitos, fraudes, crimes financeiros e garantia da segurança dos clientes do conglomerado Banese e do sistema financeiro;
- Exercício regular de direitos do Banese;
- Cumprimento de obrigações legais e/ou normas regulatórias impostas ao conglomerado Banese, incluindo normas Conheça seu Cliente (Know your Customer – “KYC”), Conheça seu Colaborador (Know your Employee – “KYE”), Conheça seu Parceiro (Know your Partner – “KYP”) e Conheça seu Fornecedor (Know Your Supplier– “KYS”), Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo e outras.
4 – Compartilhamento de dados pessoais
O compartilhamento das informações dos usuários somente é realizado quando necessário ou pertinente para as finalidades previstas nesta Política e obedecem aos rígidos padrões de segurança visando a confidencialidade das informações, seguindo as normas de sigilo bancário e demais normas de proteção de dados e de privacidade. Dessa forma, está previsto o compartilhamento nas seguintes situações:
- Entre as empresas do Conglomerado Banese, bem como de suas coligadas, para o desenvolvimento de atividades, oferta e prestação de serviços, fornecimento de produtos, gerenciamento de riscos, cumprimento de obrigações legais e demais finalidades previstas nessa Política;
- Com parceiros estratégicos, inclusive para oferta, contratação e uso de produtos e serviços destes, ou ainda desenvolvidos em conjunto ou que possam ter um benefício para o usuário;
- Com prestadores de serviços, fornecedores, corretoras, inclusive de valores e seguros, e correspondentes contratados pelo conglomerado Banese para o desenvolvimento das atividades da Instituição;
- Com órgãos reguladores, outras entidades públicas, instituições do sistema financeiro e terceiros, inclusive para cumprimento e execução de obrigações legais, regulatórias e contratuais e para a proteção e o exercício regular de direitos;
- Para cumprimento de requisições, solicitações e decisões de autoridades judiciais, administrativas ou arbitrais;
- Para identificação, prevenção e investigação de possíveis infrações ou atos ilícitos (inclusive fraude, lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo);
- Para prevenir riscos, fraudes e garantir a segurança, inclusive com utilização de sua biometria (facial, digital ou outra) em processos de identificação e/ou autenticação em sistemas eletrônicos próprios ou de terceiros, que também são controladores de Dados Pessoais;
- Situações em que o compartilhamento seja relevante ou necessário para criação, oferta, manutenção, funcionamento e melhoria dos Sites e Aplicativos oficiais, bem como das atividades, das iniciativas e dos produtos e serviços do conglomerado Banese, das coligadas e de parceiros estratégicos;
- Com birôs de crédito, inclusive de acordo com o disposto na legislação aplicável, como para cumprimento da legislação do Cadastro Positivo, nos casos de negativação, entre outros;
- Com outras instituições financeiras, inclusive quando necessário, para o processamento de alguma transação ou outras atividades para execução de contrato;
- Compartilhamento de informações anonimizadas, agrupadas, de cookies ou de outras informações ou formas que não possibilitem a identificação pessoal dos titulares dos dados;
- Nos casos de aquisição, fusão ou outras reorganizações societárias;
- Situações em que o consentimento do usuário possa ser necessário.
5 – Retenção e exclusão dos seus dados pessoais
O Banese e as demais empresas do conglomerado manterão em ambiente seguro e controlado todos os dados pessoais do usuário que forem armazenados ou utilizados em seus produtos e/ou serviços.
Quando aplicável e mesmo após o cancelamento da conta do Banese, cartão de crédito ou demais serviços ou produtos, armazenar os dados pessoais do usuário por um período adicional nas seguintes situações:
- Para fins de auditoria;
- Para cumprimento de obrigações legais ou normas regulatórias;
- Para o exercício regular de direitos.
6 – Segurança dos dados
O Banese e as demais empresas do conglomerado utilizam diversos recursos de segurança para garantir a integridade de seus dados pessoais, conforme padrões e melhores práticas de mercado, que incluem a adoção de processos e controles para prevenção, detecção e resposta a incidentes, utilização de ferramentas, tecnologias e equipe capacitada para manter a integridade e confidencialidade das informações e protegê-las de acessos não autorizados.
A Instituição considera que a informação deve ser protegida independentemente de onde ela esteja, seja em um prestador de serviço ou em parceiro, em todo o seu ciclo de vida, desde o momento em que ela é coletada, processada, transmitida, armazenada, analisada e descartada.
O Banese e as demais empresas do conglomerado recomendam que o usuário nunca compartilhe sua senha com ninguém, pois ela é pessoal e intransferível.
7 – Seus direitos como titular de dados pessoais
Você, como titular de dados pessoais, pode exercer seus direitos frente aos controladores dos seus dados pessoais. Nós disponibilizamos os mecanismos detalhados abaixo para que você entenda de forma clara e transparente como exercer seus direitos e estaremos prontos para atender eventuais solicitações.
Você pode nos fazer os seguintes requerimentos:
- Confirmação da existência de tratamento de dados pessoais;
- Acesso aos dados pessoais;
- Correção de dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;
- Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a legislação vigente;
- Revogação do consentimento para o tratamento dos dados pessoais;
- Informação das empresas com as quais o conglomerado Banese compartilhou ou das quais recebeu seus dados pessoais;
- Informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa;
- Revisão de decisões automatizadas (ex.: classificação de risco);
- Portabilidade dos dados pessoais.
O Banese poderá manter alguns dados e/ou continuar a realizar o Tratamento, mesmo no caso de solicitação de eliminação, oposição, bloqueio ou anonimização, em algumas circunstâncias, como para cumprimento de obrigações legais, contratuais e regulatórias, para resguardar e exercer direitos do Banese, dos usuários e clientes, para prevenção de atos ilícitos e em processos judiciais, administrativos e arbitrais, inclusive por questionamento de terceiros sobre suas atividades e em outras hipóteses previstas em Lei.
O usuário que desejar exercer os direitos previsto nessa Política ou esclarecer dúvidas deverá entrar em contato diretamente com o encarregado dos dados através do e-mail dpo@banese.com.br.
- Como medida de segurança e prevenção à fraude, poderá ser solicitada a comprovação da identidade do usuário;
- O Banese receberá, investigará e responderá, dentro de um prazo considerado razoável, qualquer solicitação ou reclamação sobre a forma como os dados pessoais dos usuários estão sendo tratados, incluindo reclamações sobre desrespeito aos direitos sob as leis de privacidade e proteção de Dados Pessoais vigentes.
8 – Transferência internacional de dados pessoais
O Banese poderá transferir para o exterior alguns dados pessoais dos usuários, ou todos eles, por exemplo, quando armazena em servidores de computação em nuvem localizados fora do Brasil. Para isso, o conglomerado Banese observa todos os requisitos estabelecidos pela legislação e normas regulatórias vigentes, adotando as melhores práticas de segurança e privacidade para garantir a integridade e confidencialidade de dados pessoais.
9 – Do registro de atividades
O Banese poderá utilizar tecnologias de monitoramento das atividades realizadas nas plataformas digitais, tais como:
- Cookies: Podem ser utilizados para diversos propósitos, entre eles, lembrar do usuário e suas preferências e rastrear suas visitas e atividades relacionadas às plataformas que também podem utilizar objetos armazenados localmente para fornecer determinado conteúdo, tais como vídeo sob demanda, videoclipes ou animação. Caso o usuário utilize algum de nossos serviços, podemos coletar seus dados de navegação. Por meio deles, o conglomerado Banese pode personalizar a experiência do usuário, no entanto, é possível habilitá-los ou desabilitá-los a qualquer momento em seu navegador. É importante lembrar que ao desabilitá-los, algumas funcionalidades do site poderão ser comprometidas.
- Ferramentas de analytics: Todas as tecnologias utilizadas respeitarão os termos desta Política, da legislação e regulamentação vigente e as suas opções referentes ao tratamento dos Dados.
10 – Canais de Relacionamento
Segundo a LGPD, o Banese é considerado o “Controlador” dos seus Dados. Se após a leitura desta Política você ainda tiver qualquer dúvida, sobre assuntos envolvendo os seus Dados, você pode falar com a gente pelos canais abaixo:
- Encarregado de Dados (DPO): dpo@banese.com.br;
- Alô Banese: Para consultas de saldos, extratos e aplicações financeiras, desbloqueio do Banese débito para saques e compras fora do estado e outros serviços, entre em contato através dos números:(79)3218-2020 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 284 3218 (demais regiões);
- SAC Banese: Para fazer elogios, sugestões, solicitar informações, fazer uma reclamação ou cancelamento, basta ligar para: 0800 021 9013 e 0800 021 9010 (Deficiente auditivo/fala). Atendimento 24h, 7 dias por semana;
- Ouvidoria Banese: Caso você já tenha sido atendido pelo SAC, mas a solução apresentada não foi satisfatória, a questão poderá ser reexaminada pela Ouvidoria, através do número: 0800 021 9009. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas (exceto feriado);
- Agências Banese: De acordo com o horário de funcionamento de cada unidade;
- Canais digitais: Através do Internet Banking e Aplicativos para dispositivos móveis com funcionamento em todos os dias da semana e em qualquer horário;
- Canal de Denúncia: Através do portal Banese (www.banese.com.br).
11 – Dados Pessoais de Crianças e Adolescentes
O conglomerado Banese pode coletar dados pessoais de crianças e adolescentes diretamente dos seus pais ou responsáveis legais, e com consentimento explícito, e de acordo com as regras da legislação vigente.
12 – Legislação de foro aplicável:
Este documento é regido e deve ser interpretado de acordo com as leis da República Federativa do Brasil. Fica eleito o Foro da Comarca de Aracaju, Sergipe, como o competente para dirimir quaisquer questões porventura oriundas do presente documento, com expressa renúncia a qualquer outro, por mais privilegiado que seja.