Perguntas mais frequentes

Perguntas Frequentes

1. Como faço para saber a quantidade de ações que possuo?

O acionista deverá comparecer a uma agência do Banese ou à Área de Relações com Investidores – ARINV, situada no Centro Administrativo do Banese, localizado na Rua Olímpio de Souza Campos Júnior, nº 31, Bairro Inácio Barbosa, Aracaju (SE), apresentando os documentos abaixo:

Pessoa Física: Identidade, CPF e Comprovante ou Declaração de Residência.

Pessoa Jurídica: Contrato Social e a última alteração contratual autenticados, Identidade, CPF e Comprovante ou Declaração de Residência.

Procurador: a procuração deverá ser lavrada em Cartório com poderes específicos, e conter, obrigatoriamente, o nome e CPF/CNPJ do acionista. Se a procuração for emitida em praças diferentes daquelas em que for apresentada, deverá conter sinal público.

Se o acionista residir fora do estado, poderá enviar a documentação pessoal autenticada (Identidade, CPF e Comprovante ou Declaração de Residência) para o e-mail arinv.funcionarios@banese.com.br.

2. Como faço para saber o valor das ações do Banese?

Para saber a cotação das ações do Banese, poderá consultar o site da B3 S.A. Bolsa, Brasil, Balcão (http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/servicos/market-data/cotacoes/) e digitar o código BGIP3 para ON e BGIP4 para PN.

3. Como faço para vender ou transferir minhas ações do Banese?

Para ações que estiverem na Instituição Depositária Banese, o banco fará apenas a transferência das ações. Nesse caso, o acionista e o comprador deverão comparecer à Área de Relações com Investidores – ARINV, situada no Centro Administrativo do Banese, localizado na Rua Olímpio de Souza Campos Júnior, nº 31, Bairro Inácio Barbosa, Aracaju (SE), munidos de cópias autenticadas de Identidade, CPF e Comprovante ou Declaração de Residência, para efetivação da transferência de ações.

Caso o acionista deseje transferir as ações custodiadas no Banese para a custódia da B3 S.A. Brasil, Bolsa, Balcão, a transação deverá ser intermediada por uma Corretora de Valores Mobiliários, sendo necessário cópias autenticadas de Identidade, CPF, comprovante ou declaração de residência e procuração original com firma reconhecida do acionista.

4. Como faço para saber a posição acionária de um parente acionista falecido?

O herdeiro ou representante legal deverá comparecer à Área de Relações com Investidores – ARINV, situada no Centro Administrativo do Banese, localizado na Rua Olímpio de Souza Campos Júnior, nº 31, Bairro Inácio Barbosa, Aracaju (SE), munido de seus documentos pessoais autenticados (identidade, CPF, comprovante de residência), além do documento que o qualifica como representante do espólio (alvará judicial, escritura pública de partilha, formal de partilha ou assemelhados) e da documentação do acionista falecido (identidade, CPF, comprovante de residência e certidão de óbito).

5. Minha empresa tinha ações do Banese, mas o CNPJ foi baixado. Como proceder?

O representante legal da empresa deve apresentar o destrato social ou assemelhado, que informa como serão representados os ativos ou passivos da empresa após seu encerramento. De posse desse documento, da documentação que comprove a baixa do CNPJ e dos documentos do representante legal, deve-se comparecer à Área de Relações com Investidores – ARINV, situada no Centro Administrativo do Banese, localizado na Rua Olímpio de Souza Campos Júnior, nº 31, Bairro Inácio Barbosa, Aracaju (SE), para que sejam transferidos os rendimentos ao beneficiário.

6. Como atualizar meu cadastro?

Se o acionista residir em Aracaju/Sergipe, o mesmo deverá se dirigir a uma de nossas agências ou à Área de Relações com Investidores – ARINV, situada no Centro Administrativo do Banese, localizado na Rua Olímpio de Souza Campos Júnior, nº 31, Bairro Inácio Barbosa, Aracaju (SE), munido de seus documentos pessoais e cópias autenticadas (identidade, CPF, comprovante de residência).

Se o acionista residir fora do Estado, o mesmo deverá procurar a Corretora de Valores Mobiliários onde suas ações estão custodiadas e fazer a atualização do seu cadastro. Se as ações estiverem na Instituição Depositária Banese, o acionista poderá enviar cópia autenticada dos documentos pessoais (identidade, CPF, comprovante de residência) para o e-mail arinv.funcionarios@banese.com.br.

7. Como faço para receber meu Informe de Rendimentos para Imposto de Renda?

O Informe de Rendimentos é enviado anualmente pelos correios. Caso o acionista não tenha recebido, deverá comparecer a uma de nossas agências ou à Área de Relações com Investidores – ARINV, situada no Centro Administrativo do Banese, localizado na Rua Olímpio de Souza Campos Júnior, nº 31, Bairro Inácio Barbosa, Aracaju (SE), apresentando documento de Identidade e CPF.

Se o acionista não residir no Estado de Sergipe, deverá solicitar através de e-mail, anexando documentos autenticados de Identidade, CPF e Comprovante ou Declaração de Residência.

O motivo mais comum para não recebimento do Informe de Rendimentos é o endereço desatualizado. Portanto, sempre que houver alteração deste, o acionista deverá solicitar a atualização junto à sua Corretora de Valores Mobiliários ou, quando as ações estiverem na Instituição Depositária Banese, deverá levar a alguma agência do Banese o comprovante de residência atualizado e documentos pessoais.

8. Como faço para receber os Juros sobre Capital Próprio e/ou Dividendos a que tenho direito referente às ações que tenho no BANESE?

O acionista deverá manter seu cadastro atualizado. Em caso de dúvidas ou mudança de dados, poderá comparecer a qualquer agência do Banese, sendo correntista ou não.

9. Como fico sabendo as datas de divulgação de resultados do Banese?

O Banese tem como política divulgar seus resultados o mais breve possível e atendendo fielmente os prazos determinados pelo limite legal! O histórico de comunicados e demonstrações financeiras completas estão disponíveis na seção de Relações com Investidores. A divulgação de resultados futuros possuem sua previsão de divulgação no campo de Agenda. Caso deseje ser alertado sobre comunicações e divulgações de resultados, então solicitamos que cadastre seu e-mail neste link e passaremos a lhe notificar sempre que algo de seu interesse for divulgado publicamente.