Rating

Fitch Ratings

A Fitch Ratings, em 04 de abril de 2022, elevou o Rating Nacional de Longo Prazo do Banese para ‘AA-(bra)’, de ‘A-(bra)’, com Perspectiva Estável; e elevou o Rating Nacional de Curto Prazo para ‘F1+(bra)’, de ‘F1(bra)’. A elevação do Rating Nacional de Longo Prazo do Banese reflete a melhora da capacidade de suporte de seu controlador, o estado de Sergipe (SE), cujo perfil de crédito é avaliado internamente pela Fitch. Na avaliação interna da Fitch, a melhora do perfil de crédito de Sergipe é decorrente do crescimento robusto da receita tributária ao longo de 2021, seguido por gastos controlados. Embora alguns dos fatores de melhora sejam vistos como temporários, há evidência de crescimento sustentado nas margens operacionais em meio à estabilidade da dívida. O perfil de crédito de Sergipe também se beneficia do apoio federal na forma de dívida intergovernamental com condições mais favoráveis.

 

Moody´s América Latina Ltda (“Moody’s Local”)

Já a Moody´s América Latina Ltda (“Moody’s Local”) atribuiu, em 29 de junho de 2021, o rating de emissor de AA-.br e os ratings de depósito de longo prazo de AA-.br e de curto prazo de ML A-1.br, em escala nacional, com perspectiva negativa, sendo atribuída em virtude da exposição a segmentos de negócios mais vulneráveis à pandemia da Covid-19, que pode afetar a qualidade de ativos e a rentabilidade.

 

Moody’s Investors Service (Moody’s)

A Moody’s Investors Service (Moody’s) reavaliou, em 25 de abril de 2022, o rating de depósito de longo prazo em moeda local e estrangeira do Banese para Ba3, de Ba2, bem como o baseline credit assessment (BCA, em português, avaliação de crédito de linha de base) para Ba3, de Ba2. Os ratings de risco de contraparte de longo prazo em moeda local e estrangeira do banco também foram reavaliados para Ba2, de Ba1, bem como as avaliações de risco de contraparte (CRA) para Ba2(cr), de Ba1(cr). Todos os ratings de curto prazo e CRAs foram afirmados em Not Prime e Not Prime (cr). A perspectiva do rating foi alterada para estável, de negativa. A revisão dos ratings reflete a redução na qualidade dos ativos e nas métricas de rentabilidade que o Banese reporta desde 2019, após a adoção de uma estratégia para aumentar a diversificação dos negócios por meio do crescimento de sua carteira de empréstimos para pequenas e médias empresas no Estado de Sergipe, principalmente após a pandemia de COVID-19 em 2020. Considerou, também, o cenário mais desafiador para a lucratividade do banco nos próximos 12 meses como resultado de uma forte pressão de alta nos custos de captação devido à rápida alta das taxas de juros do Brasil.

 

Classificação de Agências de Rating

Agência Escala Longo Prazo Curto Prazo Perspectiva
Fitch Ratings Nacional AA- (bra) F1+ (bra) Estável
Moody’s Local Nacional – Depósitos AA-.br ML A-1.br Negativa

Moody’s 
Global em Moeda Nacional – Depósitos Ba2 Not Prime Estável
Global em Moeda Estrangeira – Depósitos Ba2 Not Prime Estável